Tonnellerie Cadus, a indústria da madeira de hoje e de amanhã
- dunazelle
- 16 mars 2024
- 2 min de lecture
A precisão do carvalho para a elevação do vinho

Criada em 1996, a Tonnellerie Cadus é reforçada pela sua estrutura de parceiros complementares, indispensáveis à especialização da profissão de tanoeiro. Somos um elo de ligação entre os gestores dos recursos de carvalho francês e os viticultores com quem trabalhamos lado a lado para a produção de barricas.
No coração do Climats de Bourgogne
A Tonnellerie Cadus beneficia de um clima semi-continental. A maturação das aduelas em bruto é feita ao ar livre durante vários meses, seguindo o ritmo natural e ótimo das estações do ano na Borgonha.
Situado no fundo da colina de Corton, Cadus tem a sorte de estar no coração da vinha da Borgonha e do seu variado património vivo e cultural.
A equipa
A equipa da Tonnellerie Cadus perpetua a profissão tradicional de tanoeiro, preservando o artesanato tradicional e, ao mesmo tempo, empenhada numa abordagem de excelência com os viticultores.
A equipa comercial e administrativa da Cadus está à disposição dos enólogos e dos directores técnicos para trabalhar de mãos dadas e com toda a confiança na criação de ferramentas de apoio à maturação dos vinhos de qualidade.
Etapas de modelação
Na Tonnellerie Cadus, a seleção das aduelas em bruto é feita com especial cuidado, em função da origem florestal e da qualidade do grão. Tal como os bagos na mesa de triagem durante a vindima, as aduelas passam sob o olhar especializado da nossa equipa de tanoeiros.

A estabilização das aduelas em bruto é efectuada ao ar natural, através da oxidação lenta dos taninos do carvalho no nosso parque de maturação, durante 30 a 36 meses. Em seguida, um ballet tem lugar na oficina onde os gestos precisos dos tanoeiros se sucedem ao ritmo da perícia tradicional.
Maquinação, dobragem, roscagem, tostagem, lixagem e acabamento. Cada uma das etapas obedece a especificações rigorosas.
A tostagem é precisa e constante graças ao controlo da temperatura por laser. Os tanoeiros balançam as cascas de carvalho de um braseiro para outro para melhor responder às expectativas de expressão e de estilo tão procuradas.